Notícias

Pedido de Recuperação Judicial protocolado pelo Tupi é aceito pela Justiça

Objetivo é a quitação de dívidas e a autorização para que o clube possa constituir uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF)

O pedido de ingresso no regime de Recuperação Judicial protocolado pelo Tupi em novembro foi aceito pela Justiça. O objetivo é a quitação de dívidas e a autorização para que o clube possa realizar operações de sociedade com alguma empresa privada para constituir uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

O ge teve acesso à decisão assinada pela juíza Maria Cristina de Souza Trulio, da Vara de Sucessões, Empresarial e de Registros Públicos da Comarca de Juiz de Fora. A magistrada nomeou um escritório de advocacia de Belo Horizonte para ser a administradora judicial do processo.

A decisão suspende leilões e penhoras por 180 dias. O Tupi terá ainda que apresentar as contas demonstrativas mensais e 60 dias para apresentar o Plano de Recuperação Judicial, que passará por aprovação dos credores antes de começar a ser executado.

Recuperação Judicial

Os associados do clube aprovaram por unanimidade a constituição do Galo em uma SAF durante Assembleia Geral Extraordinária no início de novembro. No mesmo dia, foi aprovada na reunião do Conselho Deliberativo o ingresso do Tupi no programa de Recuperação Judicial.

O regime legal que permite que uma empresa em dificuldades financeiras reestruture o pagamento de dívidas e evite a falência.

A ideia do clube é equacionar os débitos nas esferas tributária e previdenciária, bem como amortizar empréstimos com credores. Com esta reorganização dos passivos, o Alvinegro espera ter maior credibilidade no mercado e facilitar o trabalho da futura SAF no restabelecimento da saúde financeira do Alvinegro.

Sociedade Anônima do Futebol

A Sociedade Anônima do Futebol é vista pelo clube como a alvação do Tupi, tanto na reorganização, controle e pagamento da dívida de aproximadamente R$ 20 milhões, quanto na possibilidade de investimento no departamento de futebol.

O Tupi já tem o estatuto adequado para se tornar uma Sociedade Anônima de Futebol. Este processo foi iniciado em julho de 2023 e concluído em abril de 2024.

Fonte: ge.globo


Conteúdo relacionado