Justiça aprova recuperação judicial de grupo dono de megapadaria em SP

Cepam, que também produz panetones, bolos e chocolates com a marca Village, tem dívidas estimadas em R$ 73,4 milhões

imagem colorida fachada da padaria Cepam em São Paulo - Metrópoles

A Justiça paulista aprovou o pedido de recuperação judicial feito pelo Grupo Cepam, dono de uma das maiores e mais tradicionais padarias de São Paulo, e da fábrica da fábrica de panetones, bolos e chocolates Village. A empresa tem dívidas estimadas em R$ 73,4 milhões.

Criada em 1968 na zona leste da capital paulista, a Cepam conta com 2,5 mil metros quadrados de espaço de atendimento, o equivalente a quase seis quadras de basquete. Ela produz cerca de 16 mil pães franceses por dia⁣, recebe 8 mil clientes por fim de semana e tem 550 funcionários.

A empresa fez o pedido de recuperação judicial no fim de janeiro. Na ocasião, alegou que sofreu uma forte queda de vendas durante a pandemia. Teve ainda de enfrentar o aumento na taxa de juros e de realizar investimentos durante a crise da Covid-19. ⁣

No pedido de recuperação judicial, aprovado em 16 de março, o grupo afirmou que, em 2020, precisou tomar empréstimos bancários para pagar funcionários e cobrir os custos de operação. “Conquanto tenha sido uma empresa amplamente rentável até o ano de 2019, as requerentes (Cepam e Village) tiveram uma queda drástica em seu faturamento refletido pela pandemia de Covid-19”, diz o documento.

Ainda de acordo com a solicitação, a padaria investiu, principalmente no desenvolvimento de um sistema de delivery. Esses aportes incluíram a contratação de 50 motoboys para fazer as entregas dos pedidos, por exemplo. Além disso, a empresa diz que enfrentou problemas na Páscoa, com “centenas de milhares de devoluções” de ovos de chocolate.

Fonte: Metrópoles


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *