Notícias

JUSTIÇA ACEITA PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL DO GRUPO LIBRA

Por Joice Bacelo | Valor

O juiz da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, Paulo Furtado, aceitou no fim da tarde desta sexta-feira o pedido de recuperação do Grupo Libra, operador de terminais portuários e projetos de logística. A empresa havia ingressado com o pedido, em caráter de urgência, na quarta-feira.

A solicitação, feita pela holding, inclui 14 empresas: Libra Sul, Ariate Imobiliária e Participações S.A, Libra Investimentos S.A, Libra Infraestrutura S.A, Libra Administração e Participações S.A, Libra Terminais S.A, Libra Terminal Santos S.A, Libra Terminais e Logística S.A, Libra Terminal Valongo S.A, Ponta do Caju Imobiliária e Participações, Rodocarga Operadora Portuária S.A, Tebas Imobiliária e Participações S.A, Boreal Empreendimentos e Participações S.A e Libra Terminal Rio S.A.

Não consta no processo o valor das dívidas sujeitas à recuperação mas, segundo fontes próximas à empresa, são de cerca de R$ 2 bilhões.

Com o deferimento do processo de recuperação judicial ficam suspensas, pelo período de 180 dias, todas as ações de cobrança contra as empresas do
grupo. O administrador judicial do processo será a Concórdia Serviços Administrativos Empresariais.

O Grupo Libra é um dos investigados por supostamente ter sido beneficiado pelo Decreto dos Portos – que alterou as regras de concessão
portuária e foi sancionado, em 2017, pelo presidente Michel Temer, que também está sob investigação da Polícia federal.

Ao autorizar o processo de recuperação judicial, o juiz Paulo Furtado determina que sejam fornecidas pelos sócios e administradores que estejam sob investigação todas as informações relativas “a estes fatos objeto de apuração, diretamente ao administrador judicial, sob pena de aplicação de sanção”.

Paulo Furtado estabeleceu também o prazo de 15 dias para habilitações ou divergências de credores, que deverão ser feitas diretamente ao administrador judicial. O juiz deu ainda 48 horas para que as empresas em recuperação apresentem a minuta do edital, em arquivo eletrônico.

Fonte: Valor Econômico

Conteúdo relacionado