Por Alexandre Melo
O Grupo Abril, em recuperação judicial desde agosto, avançou na negociação com Fábio Carvalho, da Legion Holdings, apurou o Valor. O advogado carioca negocia a aquisição do controle da companhia que pertence à família Civita e que carrega uma dívida de R$ 1,6 bilhão.
As tratativas são intermediadas por Marcos Haaland, presidente da Abril desde julho e sócio da consultoria Alvarez & Marsal, contratada pelos controladores para reestruturar a companhia. Carvalho se reuniu na semana passada com membros da família Civita.
Fonte próxima às conversas afirmou que, a princípio, Carvalho poderá usar recursos próprios para a comprar. Se necessário, recorrerá a financiamento bancário.
Carvalho tem histórico de assumir empresas em dificuldades financeiras como a varejista Casa & Vídeo, na qual detém 49,9% das ações, e a Lojas Leader.
O Valor apurou que o advogado vem conversando com instituições financeiras credoras da Abril como Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. Estes bancos adquiriram debêntures da editora no valor de aproximadamente R$ 1 bilhão.
A Alvarez & Marsal está propondo aos credores da Abril pagar a dívida com desconto de 92%. Os 8% restantes seriam quitados no período de até 18 anos, sendo três deles de carência, segundo a Folhapress.
Na semana passada, a Justiça de São Paulo determinou que a Abril faça a readmissão de “todos os trabalhadores e trabalhadoras demitidos em massa desde julho do ano passado”. Cabe recurso da decisão.
Fonte: Valor Econômico